Contato

Rua Catiguá, 159 - cj 1013 - Tatuapé - São Paulo - SP
Fones: 4328-6244 / 97689-5944
email: contato@inovadent.com.br

cuidados pós-operatórios da extração do ciso




Um sorriso iluminado e alinhado nos transmite uma sensação agradável, positiva e gostosa de se ver, não é preciso ser um cirurgião dentista para observar e suspeitar que ali existe saúde e estética.

Por estes e outros motivos o tratamento ortodôntico que está consagrado na literatura há muito tempo, é uma terapia muito procurada e cada vez mais na INOVADENT e nas demais clínicas odontológicas.

Porém um dos vilões do planejamento deste tratamento é quando nele está contido a remoção ou extração dos dentes do ciso ou terceiros molares.

Escutamos muitas histórias e traumas quando se trata deste assunto, portanto precisamos entender que cada caso desenrola de forma peculiar e diferente para cada indivíduo.

Existe uma lista de cuidados pré e pós operatórios que precisa ser seguida a risca e que contribui  e muito para uma excelente cicatrização da ferida cirúrgica.

No pré-operatório o dentista precisa conhecer muito bem o seu paciente, realizando uma anamnese detalhada e até pedir alguns exames complementares para auxiliar no planejamento, como a solicitação de radiografias, tomografia e/ou exames laboratoriais como de sangue, glicemia, tempo de coagulação e etc.

O paciente deve relatar ao dentista todas as medicações de uso contínuo ou qualquer remédio que tomar ou que tomou poucos dias antes e depois da cirurgia.

Gostaria de destacar aqui, o uso de anti-coagulante como: AS, Aspirina, Ginkgo Biloba, Marevan e outros que podem atrapalhar a formação do coágulo, levando a um intenso sangramento.

O operador precisa executar a técnica de maneira a respeitar todo o tecido mole e ser o mais conservador possível, evitando desta forma, traumas maiores na região operada.






Da parte do paciente é necessário:


  • Repouso, evitar exercícios físicos e carregar peso



  • Não bochechar por até 3 dias



  • Quanto a higiene, escovar todos os dentes, evitando bater na ferida cirúrgica e ponto (sutura), que deve ser higienizada com gaze estéril e uma solução de clorexidina a 0,12%.



  • Dormir com a cabeça sempre elevada com travesseiros altos



  • Compressa gelada na área externa (bochecha) com gelo na primeira ou meia hora depois da cirurgia



  • Banhos mornos ou gelados, nunca quente nos primeiros dois dias após a cirurgia



  • Alimentação líquida morna ou gelada no primeiro dia após a cirurgia (sorvete, milk-shakes e vitaminas) No segundo ou terceiro dia, se estiver sentindo bem a alimentação, poderá ser pastosa.


A partir dai, o ideal é ir conversando com o dentista para melhor orientar, pois os tipos de técnicas cirúrgicas variam muito e consequentemente seu pós operatório também

Enfim, com todas estas recomendações e escolher um dentista de sua confiança, tudo tende a ocorrer da melhor maneira.







Espero ter ajudado e encorajado você a encarar esta etapa do tratamento ortodôntico com segurança.

Até a próxima e sorria sempre!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário