Contato

Rua Catiguá, 159 - cj 1013 - Tatuapé - São Paulo - SP
Fones: 4328-6244 / 97689-5944
email: contato@inovadent.com.br

Eu tenho ATM?

Ouvimos com muita frequência pacientes no consultório queixando-se de dor na região do ouvido, que já passaram pelo médico otorrinolaringologista e ouviram: "procure o seu dentista, você tem ATM".






Vamos entender um pouquinho o que isso significa?


- ATM: é a sigla para articulação temporo-mandibular. A ATM é uma estrutura anatômica, uma articulação que temos na face. Portanto, todos nós temos.Essa articulação é responsável pelos movimentos que fazemos com a boca, sendo que existe uma articulação de cada lado.


- DTM: é a disfunção temporo-mandibular, ela está relacionada com todas as doenças da articulação temporo-mandibular e os músculos que fazem o seu movimento.







A DTM é uma condição cada vez mais comum nos consultórios, visto que tem no stress o principal agente iniciador. Normalmente, o paciente vem com queixa de estalido, dificuldade de abrir a boca, sensação de cansaço ao mastigar alimentos duros, dor na região do ouvido. Como a especialidade é pouco conhecido, a situação mais corriqueira é que o dentista é o último profissional a ser procurado pelo paciente, quando deveria ser o primeiro. Sabe porque? A DTM é uma especialidade da Odontologia, é um dentista especialista que tem o conhecimento anatômico e fisiológico da ATM para que o diagnóstico seja preciso e o tratamento bem indicado.





Se você está lendo esse texto e está em dúvida se você precisa procurar um especialista ou não, repare se você tem alguns dos sintomas abaixo relacionados:

- dor de cabeça (tipo pressão) frequente ao acordar ou no final do dia
- cansaço ao mastigar alimentos
- dificuldade ou dor ao abrir a boa
- estalos durante a abertura de boca, com ou sem dor
- dificuldade de abrir a boca de manhã, ao acordar
- dificuldade momentânea para abrir ou fechar a boca (como se fosse cãimbra)


Esses sintomas são os mais comuns, mas existem outros que dificilmente os pacientes associam com um problema a ser tratado pelo dentista, como dor no fundo de olho, sensação de água no ouvido, entre outros.



Normalmente, o tratamento é simples e envolve a reabilitação da fisiologia da articulação com tratamento fisioterápico, placas de mordida, em alguns casos, procedimentos odontológicos efetivamente. Raramente o paciente é indicado para uma cirurgia.



Identificou-se?
Entendeu, mas ainda continua com dúvidas?

Não hesite em nos procurar.

Inovadent: (11)4328-6244/(11)2609-2819 - Whatsapp (11)97689-5944




Beijocas






Retração Gengival






A maioria das pessoas não sabem que as retrações gengivais podem acometer tanto indivíduos com padrão de higiene bucal satisfatória, como em populações com pobre padrão de higiene bucal.

A diferença é que nas pessoas com doença gengival, as retrações podem aparecer em todas as faces do dente, e nas outras, percebemos geralmente na face vestibular (face da frente) do dente.




Na verdade o que acontece é uma perda de tecido ósseo e dos tecidos de sustentação ao redor do dente, e a gengiva acompanha esta perda.

Resultando ao sorriso aquele aspecto de dente alongado, porque a raiz, que deve estar sempre protegida pelos tecidos de proteção e sustentação do periodonto, começa a aparecer e o dente parece grandão, comprometendo e muito a estética do sorriso.





Além do mais, em muitos casos, o paciente começa a sentir sensibilidade na região e precisamos entrar com tratamentos específicos para que este paciente não deixe de se alimentar e perder a qualidade de vida.

Portanto é de extrema importância alertar sobre os cuidados que precisamos ter para prevenir uma retração gengival em nossa cavidade bucal.





A orientação da técnica correta de escovação pelo dentista é uma das chaves do sucesso deste tratamento.

A principais causas que encontramos na literatura são:


  • trauma de escovação
  • a presença de uma infecção bacteriana na periodontite

Como fatores secundários:

  • Mau posicionamento dentário
  • Perdas ósseas
  • Freios altos (inserção alta dos freios)
  • Restaurações mal adaptadas




Verificamos, também no nosso dia a dia na clínica, que o trauma de oclusão pode resultar em uma retração gengival, porém não existe trabalhos científicos que comprovem a causa isolada.

Um exame clínico minucioso do problema e todo o sistema mastigatório deve ser primordial para a correção da retração.

Após esta etapa. o cirurgião ou o periodontista, deve escolher a melhor terapia para cada caso devolvendo a estética e a saúde de seu sorriso.




Não demore mais para procurar um tratamento para a sua recessão gengival.
Ligue para a Inovadent
tel.: 4328-6244 / 2609-2819
tel.: 97689-5944 (whats app)



Aparelhos ortodônticos Transparentes

Estava conversando um dia desses com alguns pacientes e achei legal dividir o assunto com vocês.

Eu lembro, quando eu era criança, que o tratamento ortodôntico era para poucos, e tinha-se poucas opções de tratamento.

Você ia ao ortodontista, e nem tinha a opção de escolher cor de borrachinha, só existia a cinza.

Graças a Deus as coisas mudaram, a ortodontia evoluiu e os pacientes ficaram mais exigentes. Essas mudanças, de maneira direta ou indireta, influenciaram na qualidade dos meios para se realizar o tratamento, e no resultado final.
Temos opções de aparelhos para todos os tipos de tratamento, respeitando a personalidade de cada paciente.




Já ouvi tantos pacientes que fizeram e fazem tratamento com aparelhos estéticos ( porcelana, safira, alinhadores, aparelho lingual ) agradecerem a indicação. E já vi a felicidade de tantos deles ao exibirem o sorriso sem que o aparelho apareça em uma foto.




Já imaginou o que é fazer um tratamento de aproximadamente 2 anos com o uso de um acessório que você não pode remover? Para muitos pacientes, ver seu sorriso metálico em um álbum de casamento, numa foto de família, em uma foto de RG, num primeiro encontro, é o fim do mundo.

Isso desmotiva muitos.
Aí está, na minha opinião, a indicação primordial do aparelho estético.
Imaginem só, uma apresentadora de TV como Adriane Galisteu, lindamente vestida, maquiada, conversando com um importante entrevistado, com um sorriso metálico? Não que esteja dizendo que o sorriso metálico seja feio, pelo contrário, acho lindo. Mas, dependendo da profissão que o paciente exerce, algumas informações subliminares são enviadas à pessoa que está do outro lado que fazem diferença na composição da imagem final. Muito complexo? Vou citar um exemplo: você recebe a visita de um representante comercial em sua empresa, e ele está oferecendo a você um produto inovador para revenda. Esse produto realmente é bom e inovador, mas ele vai gerar um investimento maior para sua empresa. Porém, o vendedor tem muitos argumentos e pesquisas que comprovam que você terá retorno com a aquisição. Mas ninguém conhece o produto, é uma operação de risco. Obviamente, a venda dele só terá sucesso se ele inspirar confiança, se mostrar a você a imagem de alguém confiável, que sabe o que está falando e que também possui um conceito inovador entranhado na personalidade. Esse vendedor sorri com um aparelho quase que imperceptível, com um discreto arco metálico, você até fica na dúvida se ele usa aparelho ou não. Dentes brancos, limpos, cabelo arrumado, perfumado na medida, com roupa alinhada, discreta, porém moderna, celular funcional, capa limpa, unhas limpas e feitas (no caso das mulheres). Vai me dizer que essa mensagem visual que o representante desse produto passou para você não influencia na compra arriscada?
Tenho pacientes que chegam a comentar, que não se conformam que fulano gasta rios de dinheiro com bolsa, e usa um aparelho metálico. Que ciclano tem um cargo importante, como pode não cuidar dos dentes?
Aparelho virou acessório.
E sorriso, cartão de visita.

Nós seduzimos todas as pessoas com as quais nos relacionamos, seja em um compromisso profissional ou pessoal. O belo nos atrai. Gostamos da imagem do sucesso. É inconsciente isso.
Cada dia mais buscamos a perfeição, em nós mesmos e nos outros.
Acho errado pessoas neuróticas com a aparência, que vivem em função disso. Mas hoje em dia, algumas coisas viraram obrigatórias, nem é mais sinônimo de vaidade.

Invista em você e colha os frutos!
Sempre com segurança e com um profissional de confiança!



cuidados pós-operatórios da extração do ciso




Um sorriso iluminado e alinhado nos transmite uma sensação agradável, positiva e gostosa de se ver, não é preciso ser um cirurgião dentista para observar e suspeitar que ali existe saúde e estética.

Por estes e outros motivos o tratamento ortodôntico que está consagrado na literatura há muito tempo, é uma terapia muito procurada e cada vez mais na INOVADENT e nas demais clínicas odontológicas.

Porém um dos vilões do planejamento deste tratamento é quando nele está contido a remoção ou extração dos dentes do ciso ou terceiros molares.

Escutamos muitas histórias e traumas quando se trata deste assunto, portanto precisamos entender que cada caso desenrola de forma peculiar e diferente para cada indivíduo.

Existe uma lista de cuidados pré e pós operatórios que precisa ser seguida a risca e que contribui  e muito para uma excelente cicatrização da ferida cirúrgica.

No pré-operatório o dentista precisa conhecer muito bem o seu paciente, realizando uma anamnese detalhada e até pedir alguns exames complementares para auxiliar no planejamento, como a solicitação de radiografias, tomografia e/ou exames laboratoriais como de sangue, glicemia, tempo de coagulação e etc.

O paciente deve relatar ao dentista todas as medicações de uso contínuo ou qualquer remédio que tomar ou que tomou poucos dias antes e depois da cirurgia.

Gostaria de destacar aqui, o uso de anti-coagulante como: AS, Aspirina, Ginkgo Biloba, Marevan e outros que podem atrapalhar a formação do coágulo, levando a um intenso sangramento.

O operador precisa executar a técnica de maneira a respeitar todo o tecido mole e ser o mais conservador possível, evitando desta forma, traumas maiores na região operada.






Da parte do paciente é necessário:


  • Repouso, evitar exercícios físicos e carregar peso



  • Não bochechar por até 3 dias



  • Quanto a higiene, escovar todos os dentes, evitando bater na ferida cirúrgica e ponto (sutura), que deve ser higienizada com gaze estéril e uma solução de clorexidina a 0,12%.



  • Dormir com a cabeça sempre elevada com travesseiros altos



  • Compressa gelada na área externa (bochecha) com gelo na primeira ou meia hora depois da cirurgia



  • Banhos mornos ou gelados, nunca quente nos primeiros dois dias após a cirurgia



  • Alimentação líquida morna ou gelada no primeiro dia após a cirurgia (sorvete, milk-shakes e vitaminas) No segundo ou terceiro dia, se estiver sentindo bem a alimentação, poderá ser pastosa.


A partir dai, o ideal é ir conversando com o dentista para melhor orientar, pois os tipos de técnicas cirúrgicas variam muito e consequentemente seu pós operatório também

Enfim, com todas estas recomendações e escolher um dentista de sua confiança, tudo tende a ocorrer da melhor maneira.







Espero ter ajudado e encorajado você a encarar esta etapa do tratamento ortodôntico com segurança.

Até a próxima e sorria sempre!!!!