Eu tento sempre escrever sobre algum assunto que eu percebo que meus pacientes têm mais dúvidas.
Portanto, não poderia faltar um post dedicado especialmente a esse aparelhinho tão importante e tão "odiado" pelos pacientes que estão em processo de finalização de tratamento ortodôntico: a CONTENÇÃO!
Quem já usou aparelho fixo, sabe bem do que estou falando.
Nós, ortodontistas, entendemos que o paciente quer a redenção, a liberdade após a remoção de todos aqueles braquetes, fios e elásticos. E, obviamente, usufruir do resultado do tratamento.
Mas, nós temos que pensar no benefício do tratamento alongo prazo. Ou seja, já foi um sacrifício usar aparelho durante 1 ano e meio, 2 anos, certo? Então, nada justifica correr o risco de perder o resultado do tratamento a longo prazo, correndo o risco de entrar novamente em um tratamento ortodôntico.
Os dentes e as estruturas faciais envelhecem, assim como o corpo muda com a idade. Depois da retirada do aparelho fixo, os ossos dos maxilares, os lábios, as bochechas e a língua precisam se adaptar à nova posição dos dentes. A contenção ajuda a tentar manter o alinhamento e a oclusão dos dentes.
Existem alguns tipos de contenção ortodôntica:
Contenção removível
É a contenção ideal para a arcada superior. Como o próprio nome diz, ela pode ser removida para alimentação ou sempre que o paciente precisar.O seu uso costuma ser:
- período integral nos 6 primeiros meses após a remoção do aparelho fixo
- uso noturno nos 6 meses seguintes
- noites intercaladas nos 6 próximos meses
- 1 noite por semana a vida toda!!!!!
Esse é o meu protocolo para contenção, para que o resultado do tratamento ortodôntico seja sempre mantido.
Contenção removível estética
Eu particularmente, não conhecia essa contenção. Conheci visitando sites que falam sobre ortodontia. Embora ainda não seja muito conhecida por aqui, acredito que, se for comprovada a sua eficiência, venha a se tornar uma "queridinha" entre todos.
Contenção fixa
Para a arcada inferior, é a minha preferida. Embora o paciente tenha que passar por um processo de adaptação quanto à higienização no começo, é super segura e eficiente.
Contenção fixa higiênica
É a preferida de muitos pacientes. Eu mesma não gosto dessa contenção. Embora ela, sem dúvida, facilite o uso de fio dental, a curva inferior acaba "pressionando" a papila gengival. Já vi paciente com retração por causa dela. Portanto, tenho uma certa ressalva em relação a essa contenção.
Para encerrar o assunto, como sempre digo, o mais importante é tirar todas as suas dúvidas com o seu dentista, e que você entenda a importância desse recurso para que seja cúmplice do ortodontista no tratamento.
Sigam o exemplo do príncipe, que está sempre com a sua contenção fixa!
Abraços a todos!!!!!!!!